terça-feira, 7 de julho de 2009

SER PROFESSOR...


Tive a oportunidade de assistir dois vídeos que abordam aspectos direcionados a educação, numa perspectiva de orientar professores que buscam ou ao menos deveriam buscar a fonte de inspiração em sua conduta profissional, gostaria de registrar que todas as idéias apresentadas são importantíssimas, pois autores como: John Dewey, Jean Piaget, Lev Wigostky, Paulo freire, Edgar Morin, Philippe Perrenoud, Antônio Nóvoa, Lee Swulman escreveram e trazem considerações importantíssimas a serem revistas pelos profissionais que atuam em diversas área da educação, pois cada um a seu tempo deixa um gancho a ser evoluído na história por outro pesquisador, filósofo, psicólogo ou professor interessado em melhorar a educação.

Destaco aqui cinco idéias que julgo importante e nem sempre são valorizadas na educação



  • A profissionalização dos professores e seu ensino continuado, a atualização do professor frente a seu tempo, como cita Perrenoud;


  • O professor reflexivo, aquele que pesquisa e aplica seu ensinamento dentro e fora do segmento escola, como cita Antônio Nóvoa;


  • Ser capaz de perceber que todo ensinamento que tem a contribuir na construção de seu aluno não é algo que se transfere e sim constrói, uma linha de pensamento bem discutida por Paulo Freire;


  • O ensino fragmentado, que prejudica os objetivos da educação, pois ela é transmitida fracionada se ter ter relação com as demais áreas do conhecimento, pois trabalhar de forma interdisciplinar facilitaria o aprendizado dos discentes e o trabalho dos docentes; como sugere Edgar Morin


  • E acima de tudo O professor ensina o quê? A quem? Ele conhece o que ensina? E modifica sua forma de ensino? Questionamentos que muitos profissionais não fazem antes de elaborar suas metas de trabalho, não tratando a mesmo e a seus pupilos com o respeito que ambos merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário