sábado, 4 de julho de 2009

Portfólio

A utilização do portfólio se deu nos anos 80, onde o construtivismo tinha como proposta levar em conta as vivências e os interesses dos alunos e a partir dai traçar suas metas de trabalho. A intenção do portifólio é proporcionar ao usuario/aluno expor suas expectativas cotidianas, anseios, experiências, medos, frustrações, realizações sem que haja receio das rejeições ou represarias por parte do leitor/professor, sendo que isso não significa que a utilização do portifólio se dê, de maneira solta sem pré requisitos para aqueles que a utilizam, é necessário que haja conteúdo, envolvimento e conhecimento ao manipulado.
Através de estudos realizados peça professora do Curso de Pedagogia de Brasília Benigma Maria de Freitas Villa Boas, a utilização do portifólio trás um desconforto inicial para o quem o adota como ferramenta de trabalho, ensino e avaliação, ocorrem vários relatos de usuários como sendo difícil ou até mesmo "um bicho de sete cabeças", denominações que vão se perdendo com o passar do tempo, salientam ainda que é uma forma de estreitar laços entre conhecimento adquirido pelo aluno e sua validade no cotidiano, sendo esse um instrumento único, próprio que trás a marca individual do usuário, pois as sensações vividas são peculiares a cada um.

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