quinta-feira, 18 de março de 2010

PROLG3D_DIÁRIOVIRTUAL

Sou a Anelise de momento do Lar para o Ar...
Na escola sou mais uma...
Mas faço a diferença...
Aqui busco em um galopar, carregar meu ar e ir de encontro ao nunca...
Nesse giro Triiii dimensional...
Entre a arte de exercitar para a arte de criar...
Casada mãe de dois filhos, um na Facul- FURG 2010 ENGº DE AUTOMAÇÃO...
E a outra ainda com 9 meses descobrindo os mistérios do leite materno...
Neste galope, de cabelos ao vento vamos trilhando nosso destino...
Destemidos, apenas com pequenos trocadilhos construindo,

desconstruíndo o nosso intecional caminho!!!


CADERNO DE REGISTROS




Nicho Gaudério










Optei por montar um Nicho Gaudério pois minha família está bastante ligada a influência tradicionalista, é como reunisse um pouco de cada um dentro de minha caixinha, o chapéu do filho, o terço da filha, a adaga de meu pai, a bomba de minha mãe, a cuia e livros de meu marido. Durante esta minha caminhada, todos tem sido de grande valia, dando muito ou pequeno incentivo que não deixam dúvidas na importância deste meu caminhar.
Durante minha adolescência tive afastada das questões tradicionalistas, meu pai e minha mãe sempre nos incentivavam mas nunca com muito afinco, após o casamento meu marido sempre demonstrou uma inclinação a mais nas questões ligadas ao Rio Grande do Sul, com a minissérie a Casa das Set
e Mulheres estas raízes fortaleceram nos tornando mais apaixonados por nossa história.

Prensauto






Minha experiência ao realizar a atividade do Prensauto foi meio problemática, primeiramente adiei o possível pois quando pensava na possibilidade de meus pés entrarem de "solas" no barro me dava uma angustia, ( desde pequena não gosto deste tipo de sensação), mas fui lá e realizei a tarefa, montar o cenário foi fácil, fiz o molde do pé, fiz a disposição do barro na tábua, passei vaselina, untei meu pé e dissolvi o gesso, e então sem vascilar meti o pé na jaca, ui!!! não foi nada gostoso, sai dali lavei meu pé e ele voltou a ser o mesmo de antes daí percebí que não havia perdido nada com esta experiência apenas ganhei; foi muito bom o resultado, sei que terei de lidar com estes desconfortos pois a arte prescisa da "prática e do teor" bom e o resultado foi esse...






























Digital Urbana


A xperiência com as Digitais Urbanas foi maravilhoso pude rever alguns conceitos, faço este trajeto a mais de cinco anos e um dos únicos momentos que me prendia era quando passava pelo balanço ele me remete diretamente a minha infância, e lembro que os nossos balanços eram iguais aquele de uma tábua velha e um pedaço de corda de caminhão laçado no braço de uma árvore, outros aspectos que tentei passar foi a discutivel geometria ( arte ou matemática)sempre presente em nosso cotidiano tais como os furos dos tijolos de uma construção era quadrado e o outro redondo mais ambos nos impulsionando e levando ao construir, desconstruir e por que não reconstruir, nas grades da casa finas em formato de tela ou no portão da escola mais rígidas e imponentes ambas nos impondo limites.













Quando visualizei as intervenções de alguns colegas percebi o quão pitoresca é a minha vida e o quanto ela é preciosa, mesmo sendo em uma cidadezinha tão distante possui uma profissional preocupada em fazer e proporcionar o melhor para seus alunos, sempre procurando dividir minhas conquistas com eles...



"...é como se fossem meu amuleto da sorte."




Andante


A proposta do Andante nos faz refletir sobre o percurso de nossas próprias vidas, nossas crenças, nossas escolhas, costumo dizer que fazer balanço de nossas vivências podem nos levar ao ápice ou ao fundo do poço.

Como protelo ao máximo minhas tarefas na cadeira Processos e Linguagens tridimensionais, essa não foi diferente acho que tenho de trabalhar minha rejeição a argila, mas pecebendo o trabalho por um outro prisma nos faz carregar a arte em todos os instantes do nosso dia, me pego muitas vezes "viajando" em uma cena que vejo, em um objeto, em uma frase.

A escolha de minha trajetória não foi difícil, ao tempo em que queria realizar a intervenção também desejava não sair do tema do meu nicho e da tarefa do prensauto e digital urbana então escolhi o artista gaucho Glauco Rodrigues que possui um acervo magnífico que nos remete a lida gaucha e aos ícones tradicionais deste nosso Rio Grande do Sul tão precursor e de liberdade.

Para realizar a atividade de Xinelogravura, foi necessário os materiais, EVA na expessura mais grossa, pincel, veselina, tesoura, matriz, cola, um par de chinelos, um autor e obras que nos remetessem a uma trajetória , argila e vontade de criar.



ANELISE FERREIRA DA SILVA-3º SEM-2010/1


PROJETO KLIMIT


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDGARDO PEREIRA VELHO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: ANELISE FERREIRA DA SILVA
TURMA: 1º Séries Ensino Médio
Duração: 8h aulas
MATERIAIS:Data Show, 4m de TNT amarelo, tesouras, colas, pedaços de papel, canetas hidrocor, esferográficas.
LOCAL: Hall de entrada da escola.
Justificativa:
Por ser a sala de aula um espaço onde ocorre boa parte das descobertas dos adolescentes e sendo esta uma fase onde a maioria está ligada a oscilações emocionais, onde amam muito, se decepcionam um pouco, onde tudo é muito intenso e pouco duradouro, acredito ser o tema beijo uma grande forma de explorar e questionar boa parte dos conceitos já formados e pré definido pelos adolescentes.
Talvez o tema beijo não esteja tão embasado nos questionamentos de Land, mas é uma forma de acordar as pessoas para o momento em si, livre de preconceitos, idades, cores, sexo, amores ou temores, e só aquele que estiver aberto a mudanças compreenderá o sentido da exposição.
Objetivos:
Em sala de aula lançar um debate sobre as diferentes visões e definições que nos levam ao beijo. Questionar quanto aos sentimentos explorados, amor, cheiro, sabor, estética, higiene, beleza, feiura, desejo, obrigação.
Instigar os alunos a realizarem coleturas que venham subsidiar este momento beijo que estamos vivenciando, fotos, desenhos, imagens, depoimentos, vídeos.
Em um segundo momento, digamos em outro encontro dispor estas coleturas no hall de entrada da escola, convidar dois colegas a realizarem uma releitura da obra de Klimit, envoltos em um tecido TNT, e convidar as pessoas que ali passam a deixar seu beijo representado e estampado no tecido, seja ele por gesto, desenho, palavra. Ao fundo do casal apresentar um data show que nos remeta a figuras, fotos e momento que envolvam o beijo.





Após vivencia desta prática discutiremos sobre as obras O Beijo de Klimit, Brancusi e Rodin.
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Elementos contribuir:















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