quarta-feira, 11 de novembro de 2009

História da Fotografia


Estudos revelam que as pesquisas referente a descoberta da fotografia se deu na remota antiguidade onde alquimistas e químicos estudavam sobre a possibilidade de registrar imagens, registros revelam que na época de Aristóteles já se conhecia o fenômeno de produção de imagens pelapassagem da luz através de um pequeno orifício e boa parte dos princípios básicos da óptica e da química que envolveriammais tarde o surgimento da fotografia.

O árabe Alhazen em meados do século mostrou como observar um eclipse solar no interior de uma câmara obscura: (um quarto às escuras, com um pequeno orifício aberto para o exterior). Durante a Renascença, uma lente foi colocada num pequeno orifício e obteu-se uma melhor qualidade da imagem. Com o passar do tempo a câmara obscura começou a se tornar cada vez menor, até se transformar em um objeto fácil de transportado de um lugar para outro. Com esse tamanho portátil, no século XVII, a câmara obscura era utilizada por muitos pintores na execução de suas obras.

Em 1725, Johann Schulze, professor de medicina na Alemanha, mais precisamente na Faculdade de Adolf, obteve uma projeção e uma imagem com uma duração de tempo maior, porém não conseguiu detectar o porquê do aumento do tempo. Dando continuação a suas experiências, Schulze colocou à exposição da luz do sol um frasco contendo nitrato de prata, examinando-o tempos depois, percebeu que a parte da solução atingida pela luz solar tornou-se de coloração violeta escura. Notou ainda, que o restante da mistura continuava com a cor esbranquiçada original. Sacudindo a garrafa, observou o desaparecimento do violeta. Continuando, colocou papel carbono no frasco e o expôs ao sol, depois de certo tempo, ao remover os carbonos, observou delineados pelos sedimentos escurecidos padrões esbranquiçados, que eram as silhuetas em negativo das tiras opacas do papel. Schulze estava em dúvida se a alteração era devida à luz do sol, ou ao calor. Em 1777, o químico suíço Carl Wilhelm Scheele, também comprovou o enegrecimento dos sais devida à ação da luz.

De fato a Fotografia, surgiu no verão de 1826, pelo inventor e litógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce. Em fevereiro de 1827, Niépce recebeu uma carta de Louis Daguerre, de Paris, que manifestou seu interesse em gravar imagens. Em 1829, tornaram-se sócios, mas Niépce morre em 1833. Seis anos depois, em 7 de janeiro de 1839, Daguerre revela à AcademiaFrancesa de Ciências um processo que originava as fotografias ou os daguerreótipos.

Você encontra mais dados nos seguintes sites:



Nenhum comentário:

Postar um comentário